segunda-feira, 29 de maio de 2017

Bolo de cenoura com avelã e aveia



Cá vamos para mais uma semana. Cansada por uma batalha que estamos quase a vencer lá por casa (um dia conto-vos!) e por um fim-de-semana mais uma vez cheio. O fim do ano escolar está a 3 semanas e este 3.º período é pequeno e sempre meio aéreo lá por casa. Entre greves e feriados as aulas têm acontecido, as avaliações resumem-se a um teste por disciplina e mais um ou outro trabalho, mas o empenho maior tem estado nos esquemas e formações da ginástica e saraus de fim de ano. O meu discurso, como é evidente, é sempre no sentido de que a escola é a prioridade, mas as miúdas gostam mesmo da ginástica. E eu confesso, que deve ter sido das melhores decisões que nós tomamos em relação à formação delas até ao momento. Fazer ginástica ou qualquer exercício físico é bom, todos sabemos disso. Elas têm crescido no clube onde a praticam e entraram muito cedo para lá. A evolução nestes anos é francamente positiva, mas principalmente são algumas das lições que elas tiram que me deixam feliz. Não é apenas ir e fazer ginástica. É a responsabilidade, o empenho, o espírito de sacrifício, a amizade, o trabalho de equipa, o compromisso e a dedicação. É aprenderem a não desistir na primeira contrariedade e superarem-se a elas próprias. É perceberem que o trabalho e o esforço dá resultado. É perceberem que elas são únicas, mas que a unidade de cada um cria um grupo que funciona como um todo. É também perceberem que o grupo depende do trabalho de cada um e que cada um depende do trabalho do grupo. Se há dias em que chegam a casa com lágrimas de frustração nos olhos e com dores no corpo, há outros em que o sorriso de orgulho me enche a mim de emoção. É tão bom vê-las crescer em tudo na vida. É bom poderem ter uma vida preenchida com atividades e interesses diversificados.



220g de cenoura já descascada
180g de açúcar
50g de avelãs
4 ovos
100g de margarina vegetal amolecida
100 ml de leite
180g de farinha
50g de aveia
1 colher de chá de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar uma forma de buraco com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Colocar num robot de cozinha a cenoura partida em pedaços pequenos, o açúcar e as avelãs. Triturar até ficar em puré. Adicionar os ovos, a margarina amolecida e o leite e bater novamente. Por último juntar a farinha, a aveia e o fermento e bater em velocidade média apenas até estarem envolvidos na massa.

Colocar a massa na forma e levar ao forno cerca de 35 minutos. Verificar a cozedura, retirar do forno e desenformar.

Bom apetite!

3 comentários:

  1. Gosto muito de bolos de cenoura, gostei da lista de ingredientes deste.
    Seria muito bem vindo na hora do lanche.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. Com estes ingredientes é impossível não gostar!!
    Sei bem o que o terceiro periodo acarreta e aqui também tem sido "a correr" e com pouco tempo. É tão pouco tempo para tanto que têm de fazer.É injusto mas é o que temos!
    Boa sorte para elas....
    Beijinhos
    Rita

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)