segunda-feira, 6 de março de 2017

Tarte de maçã picada com aveia e nozes



Mais um fim-de-semana que passou cheio de compromissos familiares. No sábado almoço de família, com direito a passeio no LX Factory à tarde… está cada vez melhor (e tão, mas tão a minha “onda” que até fico com formigueiro cada vez que lá estou e penso no raio de opções que fiz da minha vida que me afastaram tanto daquilo!). Domingo outro almoço de família, com tarde a ver fotografias, lanche, a mais velha a ficar doente e tempo ainda para terminar uma encomenda de uns porta-chaves que tinha pendentes. Sentei-me no sofá literalmente 10 minutos a folhear um livro de culinária que comprei e pouco mais… as miúdas estudaram e embirraram com a vida e as tarefas domésticas foram cumpridas como manda a tradição. Está feito. Já passou. E os planos continuam a acumular-se. Coisas por organizar. Mudanças pensadas mas não concretizadas. Vai devagar, mas lá chegaremos. A condizer com o fim-de-semana trago hoje uma tarte que também se faz num ápice. Mais uma vez recorrendo ao que olho à volta e vejo que posso usar, assim, depressa, que não houve tempo para planos nem para procurar receitas. Lá foram as maçãs que andam sempre pela fruteira e aveia que há sempre no armário… e bom, saiu uma bela tarte! Deixo-vos a sugestão:



1 base para tartes de massa folhada (de compra)
3 maçãs
4 ovos
125g de iogurte grego natural
160g de açúcar
60g de aveia
50g de nozes
Raspa e sumo de 1 tangerina
Açúcar mascavado

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Esticar a massa folhada sobre uma tarteira (com o papel) e picar o fundo com um garfo. Reservar.

Colocar as maçãs em pedaços num robot de cozinha (ou no copo da varinha!) e picar até ficar em pedaços pequenos. Juntar todos os restantes ingredientes e bater numa velocidade média. Colocar esta mistura sobre a massa reservada salpicar a superfície com açúcar mascavado (podem usar outro!) e levar ao forno cerca de 35 minutos ou até a superfície estar bem dourada. Retirar do forno, dispensar o papel e colocar num prato de servir.

Bom apetite!

3 comentários:

  1. Que aspecto tão delicioso!!!
    Adorei esta sugestão.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. que lindo aspecto!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Amo tartes de maça...
    E esta está com muito bom aspecto, de se lamber o ecrã
    Espero por si no meu blog http://pratosdabela.blogspot.com
    Bjinhos

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)