segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Cacete de mandioca (sem gluten)



Mais uma semana que começa gelada mas com a promessa de dias bonitos. O fim-de-semana voou invariavelmente, não sei para onde! A receita que vos trago hoje já a tinha feito na semana anterior. É um pão que não é pão, mas está longe de ser bolo. Nem sempre é fácil, mas os esforços lá em casa vão sempre no sentido de proporcionar uma alimentação mais saudável. Não sou pessoa de fazer cortes radicais com nada e gosto de comer de forma variada e equilibrada. E principalmente gosto de experimentar coisas novas, novos sabores e consistências. Às vezes essa é a parte mais difícil lá em casa. Principalmente as miúdas nem todos os dias estão dispostas a novos sabores, mas desta vez resultou muito bem. Principalmente a mais nova adorou este pão, e enquanto durou, foi sempre a sua primeira opção de lanche e pequeno-almoço. Para mim pão será sempre pão e não vale a pena inventar. Gostei imenso deste e repetirei, mas não o posso chamar de pão. Agora se serve para substituir o pão ao pequeno-almoço? Claro que sim! A farinha de mandioca é muito fácil de encontrar e geralmente há em todos os supermercados, mesmo os mais pequenos. Experimentem!



Receita adaptada daqui

4 ovos
1/4 de chávena de azeite extra-virgem
3 colheres de sopa de mel
1 colher de chá de vinagre de sidra
2 chávenas de farinha de mandioca
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
Sementes variadas para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Colocar um tapete antiaderente no tabuleiro do forno, polvilhar com farinha de mandioca e reservar.

Na taça de uma batedeira colocar todos os ingredientes líquidos e bater. Adicionar os restantes ingredientes secos e bater até a massa se soltar das paredes do copo.

Colocar a massa sobre a superfície polvilhada e dar-lhe a forma de um cacete. Com uma faca fazer alguns golpes longitudinais e polvilhar com sementes a gosto. Levar ao forno cerca de 25-30 minutos. Quando estiver dourado e com a superfície bem consistente está pronto.

Bom apetite!

6 comentários:

  1. Como eu adoro pãozinho caseiro, com mandioca nunca fiz e fiquei curiosa.
    O pão ficou lindo e tem um aspecto super tentador.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  2. que bonito que ficou, parece me muito interessante, uma textura diferente, deve ser ótimo.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  3. Belo pão.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/01/segundas-sem-carne-nabo-gratinado.html

    ResponderEliminar
  4. Que pão maravilhoso!
    Eu que desenvolvi uma intolerância ao glúten guardei já a receita.
    Experimentarei em breve!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Fiquei muito curiosa, a baguete ficou com tão bom aspeto! Estou sempre em busca de pães saudáveis, vou ter de experimentar :)

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)