sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Tarte de ovo com atum e legumes

Tarte de ovo com atum e legumes

Muitas vezes uso os fins-de-semana para preparar alguns dos meus almoços de durante a semana. Durante a semana não é fácil fazer isso, principalmente se não nos apetece estar sempre e apenas a comer os restos do jantar do dia anterior. Bem sei que muitas vezes é a solução mais prática, mas às vezes sabe bem variar. Só que durante a semana há milhões de coisas. Sair bem cedo de casa e chegar tarde, os TPC’s, o estudar, as ginásticas, os banhos, as roupas, o jantar, as merendas e almoços de 4 pessoas e para vários horários do dia seguinte… enfim! Chegar ao sofá é um desafio, muitas vezes inglório, pois mais valia ir direta para a cama… Mas não me queixo. Apesar do cansaço, os dias cheios valem o esforço. Mas se conseguirmos agilizar algumas das tarefas ao fim-de-semana, as coisas acabam por sair mais fluídas, e com menos stress durante os dias de trabalho.

Deixo hoje uma sugestão para almoços. Podem cortar em fatias e dividir por caixas herméticas. No próprio dia é só juntar uma saladinha e está feito!

1 cebola média
3 dentes de alho
6 cogumelos frescos
1 alho francês
2 latas de atum em água
4 raminhos de couve flor

5 ovos
1 colher de sopa de queijo quark magro
1 colher de sopa de farinha de linhaça (sementes de linhaça moídas num robot de cozinha)

2 colheres de sopa de mozarela ralada

Sal, pimenta e azeite q.b.

Tarte de ovo com atum e legumes

Numa taça colocar os ovos e bater com a ajuda de um garfo. Juntar o queijo quark, a farinha de linhaça, uma pitada de sal e pimenta. Bater novamente. Deixar a repousar.

Levar uma frigideira ao lume com um fio de azeite. Juntar a cebola e os alhos picados e deixar amolecer. De seguida juntar os cogumelos laminados finos e o alho francês também fatiado em fatias finas. Deixar alourar. Por fim juntar o atum bem escorrido e os raminhos de couve-flor picados. Acertar o tempero e envolver. Retirar do lume.

Aquecer o forno a 180.ºC. Colocar a mistura da frigideira num recipiente de ir ao forno e por cima colocar a mistura de ovos reservada. Agitar um pouco a forma para os ovos cobrirem todos os ingredientes. Por cima colocar a mozarela ralada. Levar ao forno cerca de 30 minutos. Quando estiver bem douradinho está pronto.

Bom apetite!

Tarte de ovo com atum e legumes

5 comentários:

  1. Obrigada pela partilha, é uma optima sugestão, prática e de aspecto bem apetitoso! Bjs

    ResponderEliminar
  2. Como eu te entendo! Estava a ler o teu post e a ver - me ao espelho! Ainda esta semana fiz uma quiche de atum para acompanhar uma fatia com sopa no meu almoço. Mas também não me queixo...da chegada tardia ao sofá...muitas vezes por volta das 23h (já é mais hora de ir para a cama do que para o sofá!)
    Bom fim de semana
    Ana

    ResponderEliminar
  3. hummmmmmmmmmmmm

    DELICIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito deste tipo de tarte e esta está com um ótimo aspeto.
    Parabéns.
    Beijo

    http://ps-eucozinho.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)