sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Bolo de caramelos

Bolo de caramelos

Um destes fins-de-semana tive que ficar a tomar conta da minha avó durante um dia. Ela está velhinha. E já não é a “minha avó”. Mas está ali. E dedicou toda a vida a educar e tratar dos outros. Agora é a vez dela de precisar de ser tratada. E a nossa vez de retribuir. E se houve coisa em que a minha avó nunca deixou de ser a mesma foi no apetite. A minha avó sempre gostou de comer. E sempre foi muito gulosa. Então como não podia deixar de ser lá fui acompanhada de um bolinho macio e bem docinho para ela beber com o café e depois com o seu leite. Foi um dia de histórias antigas. De histórias de pessoas que eu nunca conheci. Mas que ela gostou de partilhar. E eu de ouvir. Aqui fica:

Bolo de caramelos

85g de caramelos clássicos Werther’s Original ou similar (reservar cerca de 2 colheres de sopa)
4 ovos
180g de açúcar
100g de margarina vegetal amolecida
1 iogurte grego (125g)
180g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó

Pré-aquecer o forno a 180.ºC. Untar um tabuleiro pequeno com margarina e polvilhar de farinha. Reservar.

Começar por reduzir os caramelos a farinha. Usei a Bimby, mas podem usar qualquer robot de cozinha ou simplesmente colocar os caramelos dentro de um saco de plástico resistente e bater-lhes com o rolo da massa… vão ver que até alivia o stress!

Juntar os ovos com o açúcar e bater até obter um creme fofo. Juntar de seguida a margarina amolecida, o iogurte e os caramelos (reservar cerca de 2 colheres de sopa). Bater novamente até estar um creme homogéneo. Por fim adicionar a farinha e o fermento e envolver, sem bater muito, até a massa não apresentar grumos.

Colocar a massa no tabuleiro reservado e salpicar a superfície com os caramelos desfeitos reservados. Levar ao forno cerca de 30 minutos. Verificar cozedura. Retirar do forno, deixar arrefecer um pouco e cortar em quadrados. Depois foi só colocar num cestinho e levar para a avó mais gulosa que eu conheço!

Bom apetite!

Bolo de caramelos

10 comentários:

  1. Esse bolinho deve ter ficado uma delícia com a cobertura de caramelos!
    Quando me vieres fazer uma visitinha para matarmos saudades, podes trazer um desses.
    Bjs

    ResponderEliminar
  2. Tem um aspeto suculento! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  3. lindo bolinho , deve ter ficado uma delicia!
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Gosto muito desses caramelos, o bolo deve ter ficado uma delicia
    Tem um aspecto super tentador
    bj

    ResponderEliminar
  5. Ficou um bolo mesmo muito bonito, estou certo que a tua Avó adorou :)

    ResponderEliminar
  6. Que bolinho tão agradável! Podes enviar uns quadradinhos cá para casa, de certeza que os vamos adorar!

    ResponderEliminar
  7. Oh meu deus! Este bolo deve ser tão bom!
    Esses caramelos são uma perdição.
    Beijinhos*
    http://petiscana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Uma receita bem original, parabéns pela ideia, este bolo parece delicioso!
    http://pecadosnoprato.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que ar tão fofo e leve. Que bolo maravilhoso.

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)