quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Cheesecake com creme de ovos (Bimby/Thermomix)

Cheesecake com doce de ovos

Este fim-de-semana tivemos um encontro muito especial. Estivemos juntos com a família. Não era celebração de coisa nenhuma, apenas estivemos juntos. Mas foi uma tarde muito bem passada. Correu muito bem e principalmente os miúdos ficaram felizes. E quando os miúdos estão bem, os pais ficam melhor ainda. E assim foi. Agradeço a todos os que proporcionaram isso e que para o ano mais uma vez o mesmo se possa repetir, com todos os presentes.

Para esse lanche houve várias iguarias, entre as quais este cheesecake com cobertura de doce de ovos. Eu confesso que adoro cheesecake. E adoro cheesecake com cobertura de doce ou compota de frutos vermelhos, morangos, cerejas… mas a criançada torce um bocadinho o nariz, e como a tarde era mais para eles do que para nós, o lanche também foi mais pensado para eles. Por isso saiu um cheesecake com cobertura de doce de ovos que todos gostam. A base do cheesecake vem diretamente do blog da minha querida Fá do Bolinho de Sábado. Fica delicioso e é tão, mas tão simples que não tem como errar! Aqui fica:

Base
200g de bolacha maria
100g de manteiga ou margarina à temperatura ambiente

Creme
2 saquetas de cuajada Royal
400ml de natas magras (2 pacotinhos)
600ml de leite
150g de queijo creme
7 colheres de sopa de açúcar

Cobertura
2 ovos
80g de açúcar
1 folha de gelatina

Canela para polvilhar

Cheesecake com doce de ovos

Base:
Colocar as bolachas partidas em pedaços no copo da bimby e triturar 15 seg., vel 6. Juntar a manteiga e misturar 15 seg., vel 4. Retirar do copo e forrar o fundo de uma forma de fundo amovível calcando bem. Colocar a forma no congelador enquanto se preparar o creme.

Creme:
Colocar no copo os restantes ingredientes, com exceção do queijo creme e programar 12 min., temp. 90, vel. 4. Terminado o tempo, juntar o queijo creme e misturar 15 seg., vel. 3 1/2. Verter o preparado na forma, deixar arrefecer um pouco e levar ao frigorífico até solidificar.

Cobertura:
Para a cobertura a quantidade da receita depende da gulodice de cada um. Eu fiz com dois ovos, mas podem sempre aumentar. A proporção também é sempre a mesma. 1 ovo para 40g de açúcar.

Colocar os ovos num recipiente que possa ir ao lume e bater muito bem com uma vara de arames. Acrescentar o açúcar e bater novamente. Levar a lume brando, mexendo sempre com a vara de arames, até começar a engrossar. Retirar do lume e do tacho onde estava a ser cozinhado, para interromper de imediato o processo de cozedura.

Demolhar a folha de gelatina num pouco de água (apenas a suficiente para cobrir). Quando estiver mole, levar ao micro-ondas cerca de 10 seg., sem deixar ferver. Misturar de imediato com o doce de ovos através de um passador de rede fina. Mexer muito bem. Deixar arrefecer um pouco e colocar sobre o creme. Levar ao frio para solidificar.

Manter no frigorífico até à hora de servir. Antes de levar para a mesa, polvilhar com canela a gosto.

Bom apetite!

8 comentários:

  1. Adoro cheesecake e este é simples e ficou tão lindo
    Adorei
    bj

    ResponderEliminar
  2. UI!!!!! Não é que tenho uma caixinha de doce de ovos congelados prontinhos a serem usados!!!!
    Cá em casa é a receita de cheesecake que sai mais.

    ResponderEliminar
  3. Eu não sou nada apreciadora de cheesecake, mas com doce de ovos, a história seria, certamente, outra! :) Está muito bonito, parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Bemmmm que delicia!!!
    Vou trazer cmg para experimentar!
    Beijinho :)

    ResponderEliminar
  5. Ai faz-me relembrar o sabor do último chesse feito cá por casa!!!
    E comia já já uma fatia dessas, vinha mesmo a calhar pois está na hora do chá :)
    beijinhos

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar
  6. Estes ingredientes são para quantas pessoas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vasco, tem um tamanho de cheesecake "normal", uma forma com 26 cm de diâmetro. Serve mais de 8.

      Eliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)