quarta-feira, 19 de junho de 2013

Doce de morango

Doce de morango

Morangos e cerejas são seguramente as minhas frutas preferidas. E é com alguma “dor no coração” que me faço desfaço deles para os transformar em doces ou sobremesas. Mas naquele dia decidi que ia mesmo fazer doce de morango. Aproveitei a ocasião de passar a uma banca de fruta, com morangos maduros a um excelente preço. Lá fui carregada para casa com 2kgs de morangos. Os que ainda estavam bons foram comidos ao jantar, os restantes transformados em doce… e aprendi a lição. Às vezes mais vale partir o coração e “estragar” a fruta num doce, do que nunca o fazer. É que fica mesmo bom…

1500g de morangos, já arranjados e lavados
400g de açúcar amarelo
400g de açúcar branco
Sumo de ½ limão médio
1 pau de canela

Colocar todos os ingredientes num tacho ou panela altos e levar a lume baixo/médio envolvendo todos os ingredientes. Quando começar a ferver, baixar um pouco o lume e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando. O tempo de lume varia consoante a quantidade e o estado (muito ou pouco madura) em que se encontra a fruta, sendo impossível especificar um tempo determinado para o doce estar ao lume.

Quando os morangos estiverem moles, retirar o pau de canela e passar o doce com a varinha mágica.

Para ver se o doce está pronto, colocar um pouco numa superfície lisa e passar com uma colher. Se o doce ficar com uma “estrada” no sítio da passagem da colher, que não se une de imediato, está pronto. Retirar do lume e colocar em frascos esterilizados, tapando de imediato, e voltando os frascos com a tampa para baixo até arrefecerem por completo.

Depois é só por no pão ou em bolachas, rechear tortas ou bolos e,e,e…

Bom apetite!

Doce de morango

15 comentários:

  1. Ficou com uma cor maravilhosa! E que delícia deve ser!
    Beijinhos
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Muito bom. Este fim de semana tenho isso nos meus planos! :)
    Questão: não fica muito dece?
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Bem, eu sou gulosa, mas tendo em conta que a maior parte das pessoas (das mais velhas, pelo menos!) faz os doces na mesma proporção de peso de fruta/peso de açúcar e este leva só um pouco mais de metade do peso da fruta e ainda o sumo de limão, acho que ficou no ponto... :) Mas posso ser suspeita!

    ResponderEliminar
  4. que cor maravilhosa... deve ser muito bom.. :)

    ResponderEliminar
  5. Eu bem entendo a tua dor no coração! Eu adoro fruta! E se falarmos em morangos,alperces, pêssegos, figos e cerejas...bom...desfazê-los em doce...por muito que eu goste de doces e compotas...é muito pouco provável! Não conseguem chegar...eu como-os primeiro! O de morango, já lhe consegui dar a volta: faço com morangos congelados. Fica igualmente saboroso e não "estrago" os frescos!
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Obrigado Maria João, se calhar vou experimentar. Qd faço doce, tenho sempre receio que fique doce demais, mesmo eu sendo muito gulosa!! Obrigado :)

    ResponderEliminar
  7. Oi tudo bem?por favor me responda o que vem a ser açúcar amarelo?Pois moro no estado de São Paulo e derrepente pode ser que não ache!!!!Mata minha curiosidade por favor!!obrigadinha ...tchau ah estou amando as receitas

    ResponderEliminar
  8. Obrigada! Quanto ao açúcar amarelo, aqui fica: http://www.sidul.pt/o-acucar/tipos-de-acucar/acucar-amarelo/

    ResponderEliminar
  9. Nem é preciso provar!
    Cor deliciosa. :D

    Jota
    http://searchncook.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Que lindo aspecto também estou a fazer neste momento -:)

    ResponderEliminar
  11. eu fiz o doce de morango e ficou gostoso demais amanha eu vou comer ate engorda kkkkk mas obrigada pela receita ameiii beijos vou comer mas um pouquinho thau linda

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)