segunda-feira, 22 de março de 2010

Rolinhos de linguiça – receita Bimby

Rolinhos de linguiça

Bem, rolinhos de linguiça ou bolinhos ou pãezinhos ou como queiram chamar. Vi esta receita no blog Mesa para 4 (mais outra!!!) e imediatamente me fez recuar no tempo até casa da minha avó, onde a Celeste fazia uns mini-croissants de linguiça do outro mundo. A Celeste era uma daquelas empregadas internas à antiga, mas que mais do que empregada foi uma grande amiga. É com enorme saudade que penso nela, obviamente, e em todas as delícias que saíam daquelas mãos dotadas para a cozinha. Bem sei que quando tentamos recuperar receitas antigas, esperamos sempre que elas nos transportem no espaço e no tempo para outras casas, outros cheiros, outras companhias. Bem, como é evidente a minha realidade hoje é diametralmente oposta à daquele tempo… Então viajei pouco, mas consegui recordar! Estes rolinhos ficam bastante diferentes dos da Celeste, mas igualmente deliciosos. São sucesso garantido sempre que os faço. A receita é muito simples. A montagem é que demora mais um pouco. Mas compensa!! Agradeço mais uma vez a inspiração que não acaba do Mesa para 4. Aqui fica:

150g de batata cozida
300g de farinha
150g de margarina
6 linguiças
1 ovo batido para pincelar

Cozer a batata, e deitar no copo da bimby. Juntar a farinha, e a margarina à temperatura ambiente (se as batatas estiverem quentinhas, a margarina pode estar fria) e triturar durante cerca de 1 minuto, velocidade 6.

Tirar a massa do copo fazer uma bola e deixar descansar. Enquanto isso, preparar o recheio. Tirar a pele ás linguiças e cortá-las longitudinalmente em 4 partes iguais. Cada pedaço cortar em 3 partes. Reservar.

Numa superfície enfarinhada, estender a massa com o rolo. A massa deve ficar fina. Cortar em quadrados com uma faca, colocar a linguiça e fechar. Pincelar com o ovo batido e levar a forno pré-aquecido a 180º num tabuleiro enfarinhado ou com tapete de silicone, cerca de 20 minutos. Não contei quantas unidades rende… mas no Mesa para 4 diz 60 e eu acredito que sim!

Bom apetite!

Rolinhos de linguiça

11 comentários:

  1. Mas quem me manda vir cá à hora de almoço? Fiquei com uma fome....

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ficou super lindo seus rolinhos! Parabéns! Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. que bom aspecto...
    Gostei,....
    Jinohs fofos

    ResponderEliminar
  4. Que lindos que ficaram esses rolos!
    devem ter ficado uma delicia


    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. tens uma bela fonte de inspiraçao que eu tambem gosto e visito bastante. estao lindos
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. a mesa para 4 tem sempre comidinha deliciosa...é uma fonte de inspiração para muitas receitas, eu gosto muito de espreitar por lá.Mas dexa que te diga que esses teus rolinhos devem estar de comer e chorar por mais...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ficaram uns rolinhos bem apetitosos!!!
    Era bom que podessemos ser teletransportados ao passado através dos aromas que gostamos!!!
    Sabe bem recordar atraves do paladar!!!

    ResponderEliminar
  8. Ficaram lindos... são uma óptima sugestão para festas e lanches.

    ResponderEliminar
  9. Ai que saudades que eu tenho das empregadas internas :) estão lindos os teus rolinhos...Obrigada :*

    ResponderEliminar
  10. Estes rolinhos são tão bons! Há imenso tempo que não os faço, mas ao ver os teus fiquei cheia de vontade de comer.
    Ficaram lindos. :)

    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)