domingo, 10 de janeiro de 2010

Puré de batata - receita bimby

Puré de batata - Bimby

Quando o meu marido me ofereceu a Bimby, fiquei um bocadinho apreensiva em relação ao uso que lhe daria. O que é facto é que desde essa altura tenho alguns hábitos na cozinha que mudaram para sempre. Em relação aos pratos salgados, salvo raras excepções, como é hoje o caso, a Bimby ainda não me convenceu. Falta-me pôr a colher de pau no tacho, envolver, sentir os aromas, perceber o que falta, acrescentar pitada disto ou daquilo… enfim, nos salgados a Bimby tira-me o prazer de cozinhar. E muito sinceramente acho que fica tudo meio sem graça… o mal é meu ou dela! Ainda não consegui perceber. Em relação aos doces, a conversa já é outra! Acho-a imbatível, prática e versátil!! Mas hoje trago um dos hábitos que mudaram para sempre lá em casa. O puré de batata. Não se pode dizer que seja muito rápido de fazer, mas sem dúvida que compensa. Tinha por hábito usar o congelado do Pingo Doce, para mim o melhor do mercado, mas este fica francamente melhor! A receita é do livro base. Aqui fica:

1000g de batatas descascadas, lavadas e partidas aos pedaços (ou 800g de batata+200g de cenoura)
400g de leite
Sal, pimente e noz moscada q.b.
50g de manteiga

Colocar todos os ingredientes no copo, com excepção da manteiga. Programar 30 min., tem. 90, vel. 1. No fim desse tempo juntar a manteiga (ou margarina) e programar 1 min., vel. ¾. Este passo para mim tem que levar quase o triplo do tempo do livro base. Se assim não for, o puré fica cheio de grumos. Nunca colocar na velocidade 5 ou superior, para o puré não ficar com uma consistência "elástica".

Bom apetite!

5 comentários:

  1. Eu não gosto do puré na bimby porque fica-me sempre liquido. O teu tb me parece que ficou ou será da foto.

    Boa semana, bjs

    ResponderEliminar
  2. Líquido não fica... mas eu não gosto do puré muito denso. Experimenta cortar um bocadinho no leite...

    ResponderEliminar
  3. Mmmm, que aspecto excelente e tão cremoso! Tudo o que é caseirinho sabe sempre melhor! A Bimby a mim ainda não me convenceu, por todas essas razões que enumeraste! Nada como estar junto aos tachos, misturar um pouco disto ou daquilo, dar voltas com a colher de pau! O preço também não ajuda nada mas, mesmo que ficasse mais barata, eu continuaria a hesitar :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  4. Eu também não uso a bimby para tudo, mas estou satisfeita.
    O puré faço sempre na bimby reduzo o leite conforme quero a consistência.

    ResponderEliminar
  5. eu achoq ue a bimby tem vantagens e devantagens.
    nao e 100% mas que e uma ajuda acreditoq ue sim
    e entao aqui.
    eu nao tenho a bimby mas faço sempre pure caseiro
    e tao bom
    beijinhos

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)