quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Farrapos

Farrapos

Estes meses de frio são um verdadeiro drama em termos calóricos. Até os doces apetecem quentes e acabados de fazer, e principalmente se forem acompanhados de uma boa bebida para aquecer as horas. O feriado foi um desses momentos certos para experimentar esta receita da minha querida amiga C., Linhas e Bolinhos. Ora aqui fica, para toda a família ajudar…

2,5 dl de água
1 pitada de sal
1 casca de limão
100g de margarina
150g de farinha
1 colher de café de fermento em pó
4 ovos
Açúcar e canela para polvilhar
Óleo para fritar

Colocar num tacho a água, coma pitada de limão, a casca de limão e a margarina. Deixar levantar fervura e retirar a casca de limão. Juntar a farinha e o fermento de uma só vez e mexer bem até formar uma bola que se separe do tacho. Deixar cozinhar, mexendo sempre 2 ou 3 minutos.

Retirar do lume e passar para uma taça para arrefecer. Quando estiver quase frio, misturar os ovos, um a um, batendo muito bem ente cada adição. Se necessário usar a batedeira.

Aquecer o óleo numa frigideira funda e fritadeira. Colocar a massa num saco de pasteleiro e depois do óleo quente, fritar a massa em tiras, como se fossem farturas. Quando estiverem douradas, retirar e envolver, ainda quentes em açúcar e canela.

Bom apetite!

Farrapos

18 comentários:

  1. Me fez lembrar minha infância, na casa de minha avó, sempre fazia bolinhos com café fumegando...
    Obrigada por esse momento lindo!!
    Bj
    Rose
    http://amigasqueengordam.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Hummmm que delícia! :P come-se agora sem culpas e faz-se uma dietinha em 2012!

    Impossível resistir a estes docinhos ^^

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  3. Eu estou desconsolada em relação aos sonhos e ja tinha decidido fazer para o natal, mas depois de ver esta receita fiquei com muita vontade de experimentar. Deve ser uma tentação.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Bom dia,
    Olha eu não comia farrapos comia mesmo tudo, adoro este tipo de doçaria, os teus farrapos ficaram com um aspecto delicioso.
    Beijinhos e um resto de bom dia

    ResponderEliminar
  5. Engraçado o nome FARRAPOS eu não conhecia, mas confeço que são muito bonitos e perfeitos gostei imenso!

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Parecem-me perfeitos... ;)
    Com estes dias assim é mesmo o que apetece...
    Obrigado por partilhares...
    Beijinhos e boa semana...

    ResponderEliminar
  7. A minha avó fazia destes bolinhos e lembro-me do cheiro que ficava da canela e do açúcar amarelo... sempre acompanhados de café preto feito numa cafeteira de ferro ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  8. Ai Maria comia essa farrapada toda :) estão perfeitos!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia com este nome, estamos sempre a aprender!

    ResponderEliminar
  10. Diz o provérbio "a rato que roí, nunca faltaram farrapos", pelo que não me importava nada de ser um ratinho :)
    beijinhos.

    ResponderEliminar
  11. Não conhecia os farrapos, pelo menos estes assim docinhos :)

    ResponderEliminar
  12. É verdade, o tempo frio, puxa para os doces e coisas quentinhas! Perdoa-se o mal que faz, com o bem que sabe!
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Desconhecia esta receita... deve ser óptima...
    Beijinhos
    Belinha
    Mundo das Receitas
    http://mundodasreceitas.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Parecem muito bons!!!Concordo contigo nas desgraças calóricas!!!!!
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Que delicia!!! Sabem mesmo bem a acompanhar um cafézinho :)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  16. ficaram uito bons nao conhecia mas estamos sempre a prender beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Com este tempinho que bem que sabia uma chávena de chá e um desses bolinhos :):)

    ResponderEliminar
  18. Com uma caneca de café com leite já jantava, nem precisava de mais nada.
    Não conhecia mas gostei muito
    Um beijinho

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)