terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Bolo de maçã e caramelo – receita Bimby

Bolo de maçã - Bimby

Sabem como é o vício de andar sempre em busca da receita perfeita? Aquela que nos satisfaz MESMO em todos os aspectos?? Sabem , não sabem? Bem, eu tenho uma “certa” obsessão por bolos de maçã… infelizmente sou a única lá de casa, mas paciência! Sempre que vejo uma receita de bolo de maçã fico tentada a experimentar. Há imensas que gosto, há algumas que gosto muito e há esta… Quando vi esta receita sabia, porque sabia, que tinha que experimentar! E foi amor à primeira dentada… ou melhor, foi amor ao primeiro aroma! Porque o cheirinho deste bolo ao sair do forno é qualquer coisa de indescritível… Só tenho um conselho: façam-no! Já! Corram à cozinha e ponham-no no forno! Não se vão arrepender! A única coisa que ainda não consegui acertar, foi com a apresentação, uma vez que ele se desmancha sempre um bocadinho quando é desenformado! Mas perante o resto, isso lá interessa para alguma coisa? Espreitem no blog Sítio do sol, onde tem uma óptima apresentação e explica as diferenças entre o que aconteceu ali e na receita original. Comigo a maçã também não subiu e é isso que torna este bolo o n.º 1 da minha lista de bolos de maçã!

Bolo de maçã - Bimby

Aqui fica:

3 ou 4 maçãs (usei reineta)
2 chávenas de chá de farinha
2 colheres de chá de fermento
150g de açúcar
200ml de leite
150g de margarina
2 ovos batidos

Para a cobertura

1 copinho da bimby (100ml) de açúcar amarelo
1/2 copinho de caramelo (usei de compra)
150 ml de água

Bolo de maçã - Bimby

Untar uma forma com manteiga e polvilhar com açúcar (usei uma forma redonda). Colocar a maçã fatiada no fundo e reservar. No copo juntar a farinha, o fermento, o açúcar, o leite, a manteiga e ovos, e bater 30 seg., vel. 4.

Deitar a massa sobre as maçãs. Com o copo lavado, juntar os ingredientes da calda e programar 4 min., 100º, vel. 2.

Regar cuidadosamente a massa do bolo com a calda (esta “operação” poderá assustar um bocadinho, porque parece que a massa fica esburacada, mas é assim mesmo!) e levar ao forno pré-aquecido a 180º por 40-50 minutos.

Bom apetite!

Bolo de maçã - Bimby

26 comentários:

  1. ai que bom aspecto!!
    ... as alwyas :)

    ResponderEliminar
  2. Este bolinho ficou com um aspecto mesmo apetitoso!!!

    ResponderEliminar
  3. Em primeiro lugar,adorei o teu blog!!!
    Fiquei hoje a conhecer e já me tornei seguidora!
    Em segundo,temos o mesmo gosto quanto aos bolos de maçã:))
    Eu também adoro!
    Beijinhos grandes e Bom Ano.

    ResponderEliminar
  4. Este bolo deve ser divinal!!
    Tem cá um aspecto!!
    Vou sem duvidar ter que experimentar
    Bom ano de 2010

    ResponderEliminar
  5. Que bolo magnifico :-P

    Feliz 2010... desejo-te umas excelentes entradas :-)

    Bjokas

    ResponderEliminar
  6. ai eu tambem sou louca por bolos de maça
    mas que ando a conter-me nos doces hehe
    a barriguinha nao engana.
    esta uma delicia
    guardada a receitinha
    beijocas

    ResponderEliminar
  7. um que delicia! as suas receitas sao um máximo parabéns!! :)

    ResponderEliminar
  8. Aii, meu Deus, estas tuas receitas.... Eu acho que até já engordo com as fotos destas maravilhas.
    bjcs

    ResponderEliminar
  9. Olá!!! Parabéns pelo blog! É a primeira vez que comento, mas já vim aqui muitas e muitas vezes em busca de inspiração para o jantar. Já fiz várias das suas receitas, gosto da facilidade e da rapidez das sugestões. Desta vez foi este bolo de maçã! Muito bom! Deixei no meu blog o link para aqui, espero que não se importe!

    ResponderEliminar
  10. Pois eu, e contrariamente a ti, não sou nada apreciadora de maçãs nos bolos ou sobremesas! Apesar de gostar bastante da fruta em si! No entanto recordo-me de um dia ter visto [algures aqui na Net] a maçã raladinha nos bolos! E assim acho que já conseguia "engolir" :)

    Beijinhos e boa semana!!

    ResponderEliminar
  11. Fiz e aprovei, mas doce demaaais! Facil de fazer e muuuuito lindo, apetitoso! Vou fazer com menos açucar na massa da proxima vez (isso porque aqui em casa ninguem gosta muito de coisas muito doces). Obrigada pela receita, fácil, gostosa e de uma apresentação MARAVILHOSA! Bjos

    ResponderEliminar
  12. Está com um aspecto delicioso. Cá por casa gostam muito de bolos de maçã, vou colocar no livrinho das próximas receitas, creio que não tardará muito.

    Aproveita para visitar o meu blog:
    saboresapurados.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  13. Olá Maria,
    Apesar de não ter a Bimby, arrisquei a fazer esta receita, pois para além de também apreciar maçã, as fotos eram tentadoras.
    Em termos de aspecto exterior ficou identico, mas o interior não ficou lá grande coisa. Ficou enqueijada, tipo pudim. Come-se, mas nao é para repetir.
    O que é que fiz mal? Tem de ser mesmo com a Bimby?

    Isabel Silva
    isabel.avilasilva@sapo.pt

    ResponderEliminar
  14. Nunca experimentei fazer sem na Bimby... Não faço ideia o que possa ter corrido mal! Muitas vezes acontece um bolo ficar enqueijado, pode estar relacionado com o tempo de forno, com a forma como foi batido... não sei mesmo explicar! :((

    ResponderEliminar
  15. Gostei muito do Blog!
    E esta receita pareceu-me deliciosa... Mas não tenho Bimby... alguma maneira de fazer sem a Bimby? É que fiquei com água na boca

    Obrigada! E continue a colocar aqui estas receitas maravilhosas!

    Filipa

    ResponderEliminar
  16. Olá boa tarde,o que seria o caramelo da cobertura?... bjos... Obrigada
    Quero muito saber, esse bolo tem um aspecto ótimo..
    Parabéns é uma ótima receita!!

    ResponderEliminar
  17. O caramelo da cobertura faz-se conforme está descrito na receita.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde!
    Gostaria de saber quanto é a quantidade de farinha em gramas, uma vez que varia de chávena para chávena.
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em gramas de momento não consigo precisar, mas uso uma chávena com capacidade para 250ml. Obrigada!

      Eliminar
  19. Boa tarde!
    Gostaria de saber qual a quantidade de farinha em gramas, uma vez que as chávenas variam de tamanho.
    Obrigada!

    ResponderEliminar
  20. Este bolo parece maravilhoso, quero muito fazê-lo mas o que é Bimby? Posso utilizar o caramelo feito com açúcar mesmo? Quando faço bolo de banana, coloco a banana no fundo da forma e I caramelo de açúcar... Será que da para fazer assim com as maçãs? Obrigada.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Bimby/Thermomix é um robot de cozinha. Dá para fazer tal qual o bolo de banana ;)

      Eliminar
  21. Bom dia,

    Faz-me confusão...a maçã em baixo, depois a massa e só depois o caramelo...mas como é que a maça chega ao caramelo??

    ResponderEliminar

Post Ads (Documentation Required)

Author Info (Documentation Required)